Um estudo de caso da Aprendizagem Baseada em Problemas usando a teoria de Processamento de Imagens como prática de programação em computadores

  • Juliana A. Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Flavio S. L. de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Karin S. Komati Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso para o ensino de técnicas de programação de computadores, usando a “Aprendizagem Baseada em Problemas”. Para tanto, começou-se com a leitura de uma notícia sobre um sistema na área médica, logo em seguida, foi proposto um problema inspirado na notícia, porém, com funcionalidade reduzida. O problema versa sobre o processamento digital de imagens. Em cada etapa do acompanhamento, conceitos foram introduzidos e revistos. O projeto foi aplicado e desenvolvido, a abordagem se mostrou eficaz para o ensino de tais conceitos.

Publicado
05-11-2012
Seção
Artigos Curtos