Ed!ECO: objeto de aprendizagem gamificado para apoiar a conscientização da reciclagem

  • Fábio J. Parreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Renan Binda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vânia Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiano Bertolini Universidade Federal de Santa Maria
  • Sidnei Renato Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana de F. da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Maicon A. Dall’ Asta Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Resumo

Este artigo aborda o desenvolvimento de um OA (Objeto de Aprendizagem) gamificado, para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem referentes à Educação Ambiental. A proposta possui dois momentos, no primeiro, composto pelos desafios, as atividades serão realizadas em sala de aula. No segundo, as atividades serão realizadas em horários fora da sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos conceitos de gamificação e a validação terá apoio das escolas de Ensino Fundamental, utilizando a taxa de engajamento, modelo ARCS e estudo longitudinal, que envolve a aplicação de questionários compostos por variáveis de natureza objetiva, descritiva e afirmativa.

Publicado
15-10-2019
Como Citar
FÁBIO J. PARREIRA; RENAN BINDA; VÂNIA RIBAS ULBRICHT; CRISTIANO BERTOLINI; SIDNEI RENATO SILVEIRA; JULIANA DE F. DA SILVA; MAICON A. DALL’ ASTA. Ed!ECO: objeto de aprendizagem gamificado para apoiar a conscientização da reciclagem. Anais do Encontro Anual de Tecnologia da Informação, v. 9, n. 1, p. 159, 15 out. 2019.
Seção
Artigos Curtos